Bérengère de Portzamparc – publicado em 13/05/25
Alguns dias após sua eleição, os católicos começam a conhecer melhor o novo papa e sua personalidade. Ele se revela fã de futebol, torcedor do time de beisebol de Chicago e um bom jogador de tênis. Será que podemos imaginar um jogo contra André Agassi?
Alguns dias após sua eleição como 267º papa, os católicos do mundo todo descobrem a personalidade de Leão XIV. Entre as confidências de seus irmãos e as indiscrições de alguns jornalistas durante uma primeira grande audiência com os meios de comunicação que cobriram o conclave, ficou claro que o Papa gosta de esportes, especialmente beisebol e futebol, além de ser um bom jogador de tênis. Embora se defina como um “jogador decente”, com modéstia, segundo a Gazzetta dello Sport, ele teria um “excelente backhand” e seria “um competidor temível”.
Um jogo em Roma com Agassi?
Quando ainda era cardeal, Robert Prevost já dizia que, desde que havia deixado o Peru — onde passou muitos anos como missionário — para assumir outras funções em sua ordem dos Agostinianos, não tinha mais tempo para treinar, mas que estava “ansioso para voltar à quadra”. Ele não sabia que, perto dos jardins pontifícios onde agora irá residir, há uma quadra de tênis dos Agostinianos.
Daí a imaginar o Papa retomando a raquete? Isso é, ao menos, o que sugeriu um dos jornalistas presentes, na segunda-feira, 12 de maio, durante a primeira grande coletiva de imprensa do Papa, que até propôs organizar um amistoso com o famoso campeão americano, André Agassi. Com humor, o papa respondeu: “Sim, mas não vamos trazer o Sinner” – fazendo um trocadilho entre o jogador italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo, e a palavra inglesa “sinner”, que significa “pecador”. Prova de que ele domina não apenas o humor, mas também seu papel como pastor e as atualidades do ranking ATP!
Beisebol e futebol
Os jornalistas americanos ficaram contentes em saber que, como bom nativo de Chicago, Leão XIV é fã de um dos dois grandes times de beisebol da cidade, os White Sox, que, em uma bela coincidência, acabaram de garantir uma vitória simbólica contra seus eternos rivais, os Chicago Cubs. Será que foi um pequeno empurrão do céu? O clube já revelou uma camisa para seu “torcedor” do Vaticano!
Americano, mas também peruano, o Papa é um grande apoiador do futebol, especialmente do clube Alianza Lima, a equipe da capital peruana, atualmente em quinto lugar na classificação da liga 1. Será que seus próximos jogos os levarão mais alto? Vamos acompanhar… De qualquer forma, sabemos quem os assistirá na televisão a partir do palácio apostólico!
Disponível em: https://pt.aleteia.org/2025/05/13/leao-xiv-um-papa-esportista