Breve História
Em outubro de 2011 a nossa Paróquia celebrou o seu Jubileu, cinquenta anos de uma história construída com base na fraternidade e na solidariedade dos seus fieis. No entanto, para viver este tempo de graça, elegeu como tema basilar, as Santas Missões Populares. (texto do livro AÇÃO MISSIONÁRIA EVANGELIZADORA – produzido para o ano Jubilar da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima). Foi assim, que começamos a idealizar o nosso sonho! As Santas Missões Populares foi o nosso ponto de partida para inserir as pequenas comunidades, que é uma das Urgências na Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil –“Comunidades de comunidades.”
O Papa Francisco pede uma igreja ” em saída ” mais missionária, misericordiosa e atuante na defesa dos pobres e dos oprimidos. As pequenas comunidades tem esse jeito de ser igreja!
Quantas e quais são?
A princípio foram constituídas sete comunidades: Irmã Dulce ( Quadra 05), São João XIII (Quadra 06), Irmã Dorothy (Quadra 07), Santa Tereza (Quadra 08), Santa Clara (Quadra 09), Oscar Romero (Quadra 10) na área urbana; na área rural, temos a São Francisco ( posterior ao antigo Clube Sodeso). Após, foi criada a Comunidade jovem, também na área urbana.
Mas o que fazemos?
“É perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo” (At 2,45-47).
Cada Comunidade se reúne um dia na semana, seja para Oração, Estudo Bíblico, organizar as atividades, se confraternizar, partilhar anseios e alegrias. Os(as) missionários(as) também realizam visitas aos moradores da sua comunidade, em especial aos enfermos e idosos, buscando ajudar em suas necessidades materiais e espirituais, levando uma palavra amiga, um sorriso, um abraço.
Assim somos, uma comunidade construída com base no amor e na solidariedade; no acolhimento e na fraternidade; na ternura e na cumplicidade. Por isso, crescemos assim, com nossas fragilidades, por vezes errando e por vezes acertando, no entanto, as falhas nunca foram obstáculos para fazer valer as nossas convicções; mas sempre abertos a retroceder e a reconhecer quando for o momento de rever posições.
Unidas às Pastorais, somos a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e estamos a serviço do Reino para que tenhamos um mundo melhor!
O que fazer para participar?
Na Secretaria da Paróquia, encontrará os contatos dos coordenadores de cada comunidade.