Casamento Católico

Vamos começar este artigo já com uma grande verdade de nossa vida: Deus quer se casar com a humanidade! Pode-se dizer, inclusive, que se trata do resumo da Bíblia. Do Gênesis ao Apocalipse, o amor divino é revelado com a linguagem de casamento. Aliança, desposar, casar-se, união, núpcias, laços de amor, fidelidade são alguns dos vocábulos encontrados.

Muita gente não sabe mas para realizar um casamento na Igreja Católica é preciso seguir uma preparação. Isso porque, para nós católicos, o casamento é a instituição de um sacramento, tal qual o batismo, a primeira comunhão e a crisma.

“O sacramento do matrimônio não é uma convenção social, um rito vazio ou o mero sinal externo de um compromisso. O sacramento é um dom para a santificação e a salvação dos esposos”. Nº 72 da exortação apostólica Amoris Laetitia.

Quando se decide dar esse grande passo na vida dos noivos, primeiro é necessário saber qual a igreja que você deseja se casar. É recomendado que se realize a cerimônia na igreja de origem dos noivos. Isso significa que é indicado escolher ou a paróquia frequentada pelos noivos ou a localizada no bairro onde pelo menos um dos noivos resida.

“Em geral, deve-se dar entrada na paróquia do bairro de residência de um dos noivos com comprovante de residência, certidão de batismo atualizada para fins matrimoniais (que tem validade de seis meses), documento de identificação com foto e comprovante de conclusão de curso de noivos. Caso o casamento não se dê na paróquia do casal, deve-se pedir um documento de transferência para a igreja onde será realizada a cerimônia“.

Uma etapa muito importante e de muito aprendizado para o casal é o curso de noivos. Existem várias formas de ser feito, de acordo com o que as igrejas oferecem, alguns fazem em seis sábados, outras que fazem um intensivo durante o dia todo, outras que fazem em dois meses e assim por diante. O curso tem que ser concluído antes da entrega de documentação para a paróquia, o que deve ocorrer entre três e quatro meses antes da cerimônia. É importante que o casal procure o que mais se adapta a sua realidade e se dediquem juntos a esse aprendizado.

o amor conjugal não pode ser banalizado. O Sacramento do Matrimônio é nobre e possui uma alta dignidade. Se todos nós compreendêssemos essa verdade do amor divino encarnado no casamento e em nossos corpos, enquanto homens e mulheres, maridos e mulheres viveriam seus relacionamentos como autênticos sinais da eternidade! Quantas brigas, adultérios, separações e incompreensões seriam evitados, por isso essa é uma fase muito importante dessa preparação.

Dicas para viver bem o matrimônio

1. Tempo de ouro:

Dedique tempo ao outro, porém, não confunda quantidade com qualidade.


2. Saídas frequentes:

Saia com seu cônjuge com alguma frequência. Não se limite a “tirar” a sua mulher de casa, preocupe-se em “sair com ela” como algo que a agrade.


3. Ouvir e escutar:

Quando ele(a) falar com você, não se limite a ouvir, deixe de trabalhar ou deixe o jornal de lado, olhe-o (a) nos olhos. Ele(a) se dará conta de que está sendo ouvido(a).


4. Como namorados:

Mantenha viva a ilusão do primeiro dia de namoro. Conquiste-o(a) diariamente. Preocupe-se em estar bem arrumado pessoalmente.


5. Boas recordações:

Recorde com frequência os momentos felizes compartilhados por vocês.


6. Sonhos de apaixonados:

Sonhe como os apaixonados, porém, mantenha os pés no chão como os esposos.


7. De cara com futuro:

Faça planos para o futuro que te ajudem a melhorar o presente.


8. Não há outro como você:

Faça com que o outro se sinta importante na relação conjugal. Busque sua companhia.


9. A importância das comemorações:

Recorde as datas importantes. Se as comemorarem juntos, melhor!


10. “Ajude-me!”:

Peça ao seu cônjuge soluções práticas para seus problemas: isso pode te ajudar muito e, além disso, servirá para os unir.


11. Elogie sempre:

Não o (a) critique perante os(as) amigos, menos ainda quando ele(a) não estiver presente.


12. É uma surpresa:

Surpreenda-a(o) com pequenos detalhes inesperados: um presente, um jantar especial, uma notícia agradável, com flores, com a roupa que lhe agrade.


13. “Vinha pensando em você”:

Busque-o(a) ao chegar em casa. Ele(a) ficará muito feliz em saber que você está pensando nele(a).


14. Um beijo ao despedir-se:

Não esqueça de despedir-se antes de sair. Um beijo todos os dias é uma prática muito recomendável.


15. Com a verdade à frente:

Seja sempre sincero, porém, não se manifeste de forma desagradável.


16. “Quero estar contigo”:

Prefira estar com o seu cônjuge do que estar com os amigos, demonstre isso sempre.


Fonte: Canção Nova