No meio de vós está aquele que vós não conheceis (Jo 1,26)
Caro irmão, querida irmã, a paz esteja em ti.
Assim falava João, o Batista, aos seus contemporâneos a respeito do Messias esperado: “Ele já está no meio de vós e não o conheceis!”. Essa palavra é verdadeira também hoje, mais de dois milênios da vinda do Cristo, o Filho de Deus. Muitos no mundo inteiro sequer ouviram falar d’Ele. Muitos, entre nós mesmos que frequentamos as missas, têm suas ideias sobre Jesus baseadas em filmes que viram, em livros que leram, em histórias que pessoas contam. Com conceitos errados, tantos não se abrem a um verdadeiro e feliz encontro com o Senhor e à salvação que há n’Ele. Permanecendo no erro e na superficialidade, não se beneficiam da maravilha de um relacionamento com Jesus.
No meio de vós está aquele que vós não conheceis…
O Senhor está no meio de nós! – é o que nós Igreja proclamamos com fé jubilosa em cada Eucaristia, no anúncio da Palavra salvadora, no testemunho de fé e caridade dos santos (ler 1Jo 1,1-4). Nos tempos bons e nos tempos difíceis, o Senhor está no meio de nós! É possível conhecer o nosso Senhor e Deus, pois Ele Se oferece a nós e Se deixa encontrar (ler Isaías 55,6-7; Dt 4,29-31; Jr 29,13-14; Sb 1,2; Jo 1,1-18).
Abramos-Lhe a porta! Deixemos entrar o Rei da Glória! (Ler Sl 24/23,7-10). Ele veio a primeira vez na pequenez de nossa humanidade para curá-la e elevá-la, comunicando-nos Sua graça. O presépio nos lembra a beleza e a grandeza desse amor que fez descer a nós como menino o Deus Poderoso (não deixes de visitar o presépio bonito que está no fundo do nosso templo). Jesus permanece conosco até o fim dos tempos, como Ele prometeu (ler Mt 18,20; 28,20; Jo 14,18). Não caminhamos sozinhos: Ele está no meio de nós!
Desejo a ti e à tua família um belo tempo de Advento. Prepara bem teu coração e tua família para o Senhor que está no meio de nós e continuamente nos bate à porta (ler Ap 3,20-22). Estando Cristo conosco, o que haveremos de temer? (Ler Rm 8,31-39). Em tempos de tantos medos e enganos, fixemo-nos em Cristo Jesus! Ele é nossa esperança, Ele é nossa segurança, Ele é nossa força e alegria. Que venham as lutas! Está conosco o nosso Guarda, o nosso Defensor, o nosso Bom Pastor, o nosso Deus (ler Sl 46/45; Sl 121/120; 1Jo 2,1; Jo 10,11.22-30)! Nossa fé se afervore, se purifique e se robusteça! No ano novo que está chegando, disponhamo-nos a crescer no conhecimento de Jesus e no relacionamento com Ele, pelo aprofundamento na doutrina da fé, pelo amadurecimento da nossa oração, por uma maior frequência consciente e amorosa na adoração ao Santíssimo Sacramento e no sacramento da confissão, pelo estreitamento nos vínculos com os irmãos da comunidade paroquial, no zelo pelo anúncio e testemunho de Nosso Senhor e de Seu Evangelho.
Um feliz e santo Natal! Um abençoado 2021 todo em Deus.
Pe. Júlio