“Todos podemos ser apóstolos do Sagrado Coração, porque temos corpos capazes de sofrer e trabalhar, e corações para amar e orar”. (Do livro “O Coração de Jesus, segundo a doutrina de santa Margarida Maria Alacoque”).
O Sagrado Coração de Jesus foi revelado a Santa Margarida Maria Alacoque durante uma exposição do Santíssimo Sacramento em dezembro de 1673. Na ocasião a santa teve a visão de Jesus Cristo, que mostrou Seu Coração divino envolto em chamas rodeado por uma coroa de espinhos e encimado por uma cruz, e pediu para que ela divulgasse a devoção a Seu Sagrado Coração.
Essa devoção fica explicita na vida de Jesus em dois acontecimentos do evangelho: Quando João, na santa ceia, encosta sua cabeça em Jesus (Jo 13,23), temos o consolo pela dor da véspera de Sua morte; e, no momento da morte de Jesus, quando o soldado abriu o lado Dele com uma lança (Jo 19,34), temos o sofrimento causado pelos pecados da humanidade. Estes dois exemplos do evangelho nos ajudam a entender o apelo de Jesus, feito em 1675, a Santa Margarida Maria Alacoque:
“Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças…Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares.”
Promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Maria Alacoque: Eu as consolarei em todas as suas aflições; Os pecadores acharão, em meu coração, a fonte e o oceano infinito de misericórdia; As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas; Eu mesmo abençoarei as casas onde se achar exposta e honrada a imagem do meu coração; Eu darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos; As pessoas que propagarem esta devoção terão para sempre seu nome inscrito no meu coração; Darei a graça da penitência final e dos últimos sacramentos, aos que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos.
Segundo Santa Margarida Maria “o fim principal desta devoção é converter as almas a seu amor”. Isso significa que devemos amar dignamente Nosso Senhor assim fazendo as pessoas reconhecerem o quanto Ele nos ama.
Nosso Senhor escolheu o coração como símbolo do Seu amor porque ele representa a base do afeto, da compaixão e do sentimento e, portanto, seria o símbolo que melhor experimenta o amor de Cristo por Deus Pai e pelos homens.
O Coração do Verbo Encarnado é o objeto dessa devoção. Ele é considerado tanto no seu aspecto corporal quanto no símbolo de seu amor por Deus e pelos homens.
Em seu sentido amplo, ao se falar do Coração, tem-se a própria Pessoa do Divino Redentor. Assim, o objetivo final de nossas homenagens é a Pessoa de Jesus Cristo.
O Coração de Jesus é o foco do amor, ou seja, tem ele como fim e meio. Dessa forma, devemos vivenciar esse Amor de modo concreto no nosso cotidiano.
Santa Margarida Maria Alacoque soube viver de forma muito santa essa devoção, e com isso, nos deixou algumas orações:
Oração para aumentar a nossa confiança em Deus, pois por muitas vezes não confiamos na providência divina
Coração de amor, coloco em ti toda a minha confiança, pois embora tema todas as coisas por minha fraqueza, tenho esperança em tudo por causa da tua misericórdia.
Oração para unir o seu coração fraco com o Sagrado Coração de Jesus
Senhor Jesus, que meu coração nunca descanse até que te encontre. Tu és o centro, o amor e a felicidade. Pela ferida em seu coração perdoa os pecados que cometi, seja por malícia ou por maus desejos. Coloca meu coração fraco em teu coração divino, continuamente sob tua proteção e orientação para que eu possa perseverar em fazer o bem e em fugir do mal até meu último suspiro. Amém.
As principais práticas da devoção ao Sagrado Coração:
Comunhão Reparadora nas Primeiras Sextas-feiras de cada Mês; Comunhão Frequente; Consagração; Hora Santa (pode ser feita em casa, na Igreja, em particular ou em comum e a qualquer hora); Exposição e veneração da imagem do Sagrado Coração de Jesus.
Há outras práticas sugeridas aos devotos do Sagrado Coração, como: A inscrição em associações pias; as orações e sacrifícios pelas almas do Purgatório; a recitação de ladainhas e outras preces em louvor do Sagrado Coração.
O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, e além desse mês, na nossa paróquia, somos também convidados a celebrar na primeira sexta-feira de cada mês essa devoção através da adoração às 18h30 e da missa votiva às 19h30.
Por: Hyngrid Martins e Carlos Augusto Sena Martins
Ato de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus (Composto por Santa Margarida Maria de Alacoque)
Eu (…) consagro ao Sacratíssimo Coração de Jesus a minha pessoa e vida, minhas ações e trabalhos, para entregar-me todo em Seu santo amor e glória. É minha firme resolução pertencer-Lhe inteiramente, fazer tudo por Seu amor e renunciar a tudo aquilo que lhe possa desagradar. Pelo que escolho a Vós, Coração Amabilíssimo, por um único objeto do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação e refúgio seguro na minha hora da morte. Ó Coração Sagrado, imprimi Vosso puro amor tão profundamente em meu coração, que nunca mais vos possa esquecer, nem me separar de Vós; fazei, enfim, com que meu nome seja gravado em Vosso Coração para sempre, pois em Vosso santo serviço quero viver e morrer. Amém.
Oração ao Sagrado Coração de Jesus
Ó Deus, que no coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, Vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros de Amor, fazei, Vos rogamos, que rendendo-Lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com Ele o dever de reparação. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém