CARTA OUTUBRO 2019
“Eis a tua mãe…”
(Jo 19,27)
Neste mês da nossa Padroeira, queremos dedicar-nos ainda mais à contemplação das maravilhas que nela e por ela fez o Senhor. Como nos faz bem pensar em Maria, voltar para ela o olhar de nossa fé! Ao fazermos isso, vemos crescer em nós a confiança em Deus, a esperança, a gratidão, o louvor – santos remédios para tempos de desconfiança, desesperança, murmurações e tristeza… A Virgem Maria é um grande presente do bom Deus para nós Igreja, discípulos de Jesus: ela é nossa Mãe e Rainha!
“Eis a tua mãe…” (Jo 19,27)
Foi assim que Jesus crucificado falou ao discípulo amado, dando-lhe em herança esse Seu bem tão precioso: Sua própria mãe (ler Jo 19,25-27). E prossegue o evangelista: “Depois disso, sabendo que a partir de então tudo estava consumado…” (Jo 19,28). Vemos assim que a entrega do discípulo a Maria (“Eis aí o teu filho”) e a entrega de Maria ao discípulo (“Eis a tua mãe”) não são algo acessório à obra redentora de Cristo, mas fazem parte do plano divino da nossa salvação e de sua consumação. De fato, pelo mistério de Sua cruz e ressurreição, o Senhor Jesus nos liberta do Mal, do pecado e da morte, e também nos comunica uma vida nova, uma vida do Alto, um novo nascimento como filhos de Deus! Para esse novo nascimento, Deus anunciou a participação de uma mulher, de uma mãe (ler Gênesis 3,15; Isaías 7,14; Miqueias 5,1-4, entre outras profecias).
A Imaculada Virgem Maria é, de modo singular e perfeitíssimo, associada por Deus à vida e à missão do seu Filho, desde a concepção do Verbo de Deus em seu seio puríssimo (Lc 1,26-38; Mt 1,18-24; Jo 1,14) até o fim, no alto da cruz, e depois com sua presença orante, discreta e luminosa junto aos discípulos de Jesus, a Sua Igreja (Atos 1,12-14). Maria, cheia de graça, de fé e amor, coopera na obra da salvação com seu sim obediente, livre e total, de corpo e alma, de mente e coração. O brilho de Maria não ofusca nem diminui a mediação única de seu Filho Jesus e seus inesgotáveis e incomparáveis méritos como Filho de Deus, antes os manifesta e exalta (ler Catecismo n. 970). A luz em Maria vem da luz de Cristo! A vida de Maria diz: “Importa tão-somente Jesus! Em tudo, Ele. Tudo para Ele. Tudo por ele. Tudo com Ele. Tudo n’Ele!” (ler Jo 2,5).
Participando de modo singular na missão redentora do Filho, que restaura nas almas a vida sobrenatural (ler Catecismo, n. 968), Maria tem o seu lugar nos planos de Deus como Mãe de Cristo e Mãe da Igreja. De fato, Maria é, verdadeiramente, nossa mãe, por obra da graça de Deus: “reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor. […] Ao mesmo tempo, ela é verdadeiramente ‘Mãe dos membros [de Cristo] (…), porque cooperou com o seu amor para que na Igreja nascessem os fieis , membros desta Cabeça’.” (Catecismo, n. 963).
A Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, elevada aos céus de corpo e alma, é plenamente agraciada na realeza de seu Filho e continua trabalhando com Ele para a nossa salvação, “até a perpétua consumação de todos os eleitos” (Catecismo, n. 969). Mãe do Rei Eterno e Vitorioso, ela é Rainha; iluminada por Ele, o Sol Divino, ela é como a lua a refletir a Sua luz para nós enquanto caminhamos na noite escura. Ela é nossa Mãe e Rainha!
Lembro uma música bonita de padre Zezinho que diz: “O povo te chama de Nossa Senhora, por causa de Nosso Senhor. O povo te chama de Mãe e Rainha, porque Jesus Cristo é o Rei do céu”. Tudo o que Maria é e tem, ela o recebe de Jesus, seu Filho. Ao honrá-la com nossos louvores e homenagens, na verdade celebramos a misericórdia e o poder de nosso Senhor que fez nela grandes coisas, também por amor de nós. Jesus nos deu Maria como Mãe zelosa. Coroando-a Rainha da Igreja, Ele a apresenta como modelo, como inspiração para nós, como causa de esperança e alegria.
As aparições de Nossa Senhora em Fátima são um forte testemunho de que ela prolonga no tempo os seus cuidados de mãe, zelando por nós, irmãos do seu Filho. Celebrar a Virgem do Rosário de Fátima ajuda a lembrar-nos de sua presença e proteção poderosa! Unida a seu Filho e subordinada a ele, ela intercede e age em nosso favor, cheia de sabedoria e amor maternal, atraindo-nos para Ele e Sua Igreja. Viva Nossa Senhora do Rosário de Fátima! Viva a Mãe e a Rainha da Igreja! Viva nossa Mãe e Rainha!
Participemos vivamente da trezena de nossa Padroeira, de 01 a 13 de outubro – de modo especial, o dia 07, festa da Senhora do Rosário. Divulga nossa festa, chama a tua família. E como presente para ela, também em obediência à convocação do Papa Francisco, dediquemo-nos ainda mais à missão neste mês missionário extraordinário. Atenção para as atividades missionárias sobretudo nos dias 20 a 27.
pe. júlio