A rosa no túmulo de Francisco é um símbolo de seu vínculo com Santa Teresa de Lisieux. Ele tinha uma afeição especial por ela e costumava pedir que ela lhe enviasse rosas. Uma rosa branca foi colocada no túmulo do Papa Francisco no domingo, 27 de abril. E isso é mais do que um simples toque bonito.
De acordo com a Vatican News, a rosa é um símbolo da ligação entre Francisco e Santa Teresa de Lisieux, a santa francesa pela qual o pontífice argentino tinha uma devoção particular.
O meio oficial da Santa Sé relata que, alguns dias após sua alta do Hospital Gemelli – no dia 23 de março – o Papa recebeu uma rosa branca de Lisieux. “Ele a guardou em uma mesa de cabeceira ao lado de sua cama”, diz a reportagem.
É uma tradição que Santa Teresa manifesta sua favor com rosas. Isso está enraizado em algo que a jovem santa prometeu:
“Eu enviarei uma chuva de rosas do céu; eu passarei meu céu fazendo o bem na terra.”
A tradição do Papa
Santa Teresa pode ter falado de “rosas” como uma metáfora para as graças pelas quais ela intercederia, no entanto, muitos fiéis atestam que rosas reais parecem aparecer em resposta às suas orações à santa.
De fato, o Papa Francisco teve essa experiência, como descreveu a jornalistas a caminho de Manila em 2015.
“Eu tenho o hábito, quando não sei como as coisas estão indo, de pedir a Santa Teresa do Menino Jesus que, se ela cuidar de algum problema, qualquer coisa, me mande uma rosa. Às vezes ela manda, mas de maneiras estranhas. Do mesmo jeito, pedi que ela cuidasse dessa viagem e me enviasse uma rosa.”
O Papa Francisco encontrou em Santa Teresa uma amiga fiel e um exemplo. Ele escreveu uma exortação apostólica sobre a santa em 2023, a qual chamou, em francês, “C’est la confiance” (É a confiança).
O documento começa dizendo…
“C’est la confiance et rien que la confiance qui doit nous conduire à l’Amour.” (“É a confiança e nada além da confiança que deve nos conduzir ao Amor.”)
Essas palavras marcantes de Santa Teresa do Menino Jesus e do Santo Rosto dizem tudo. Elas resumem o gênio de sua espiritualidade e seriam suficientes para justificar o fato de que ela foi nomeada Doutora da Igreja. A confiança, “nada além da confiança”, é o único caminho que nos leva ao Amor que concede tudo. Com confiança, a fonte de graça transborda em nossas vidas, o Evangelho ganha forma dentro de nós e nos torna canais de misericórdia para nossos irmãos e irmãs.
Disponível em: https://pt.aleteia.org/2025/04/28/santa-teresinha-papa-francisco-recebeu-uma-rosa-branca-quando-saiu-do-hospital