A vida não é composta só de momentos bons e prazerosos, se assim o fosse estaríamos vivendo o céu na terra.
Jesus Cristo nunca nos prometeu uma vida apenas de bonanças, pelo contrário, o Filho de Deus não nos ilude: “No mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16, 33).
O próprio Cristo teve uma vida marcada por grandes tribulações. Santa Maria sua mãe teve de ver seu próprio filho ser perseguido e crucificado.
Os apóstolos também viveram a experiência da tribulação.
Assim, podemos concluir que a tribulação é inerente a experiência humana, tal como os momentos bons.
Mas Jesus Cristo nos pede bom ânimo e aí está a chave para superarmos nossas guerras. Precisamos ter bom ânimo, pois a dor é passageira, mas a glória é eterna!
Como diz o salmista, “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (salmo 30).
É preciso ter clareza de propósito, e lembrar que estamos nesse mundo de passagem, e que temos que nos preparar para a verdadeira vida, que será plena e eterna. Assim os percalços que enfrentamos, muitas vezes, são necessários para o nosso crescimento pessoal, para moldar nosso caráter ou para nos trazer para perto de Deus.
Te convido a refletir sobre quais os momentos da sua vida você esteve mais íntimo de Deus, mais apegado à oração, frequentando mais a Igreja. Certamente você se lembrará, talvez com aperto no coração, de um momento de grande provação.
Mas não questione a bondade de Deus, Ele é bom, o tempo todo!
Como nos ensina a obra de Santo Agostinho (430) e São Tomás de Aquino (1274): “A existência do mal não se deve à falta de poder ou de bondade em Deus; ao contrário, Ele o permite o mal porque é suficientemente poderoso e bom para tirar do próprio mal o bem” (Enchiridion, c. 11; ver Suma Teológica l qu, 22, art. 2, ad 2).
Fato é: por trás de toda tribulação há uma graça escondida. Tem uma fábula infantil que nos trás boas lições sobre esse tema:
Certa vez uma jovem ovelha fugiu, o pastor parou tudo que estava fazendo e foi em sua busca e a encontrou à beira de um precipício onde corria grande risco de cair e morrer. Passados alguns dias a ovelha novamente desapareceu e foi recuperada a beira do mesmo precipício. Na terceira vez que isso ocorreu, o pastor permitiu, com dor no coração, que a ovelha tropeçasse em um pedra que havia no meio do caminho, o que veio a provocar uma lesão em sua pata. Em seguida, colocou a ovelhinha nos ombros e a levou para casa. A pequena ovelha ao lado do seu senhor aos poucos foi se recuperando recebendo os cuidados do pastor até que ficou plena e saudável, porém agora era diferente: ela estava apegada ao seu pastor e para onde ele ia ela o seguia.
Algumas conclusões podemos fazer: muitas vezes não entendemos o problema que estamos vivendo (a pobre ovelha talvez visse a fratura da sua perna como algo trágico. Mal sabia ela que isso salvou a sua vida), mas esse problema pode estar repleto de misericórdia de Deus em forma de livramento.
Outras vezes, a experiência de enfrentar a tribulação nos causa transformação ao ponto de nos tornarmos pessoas melhores. E por mais duro que seja, às vezes encontramos o caminho da nossa salvação em uma tribulação. Santa tribulação!
Se você está passando por um momento de provação, em primeiro lugar saiba que Deus te ama e Ele está junto com você nessa! Estenda as mãos para Ele e reze! E, no tempo Dele, certamente, você experimentará a graça da libertação. “Provai e vede quão suave é o Senhor” (…) “Todas as vezes que O busquei, Ele me ouviu e de todos os temores me livrou” (…) “este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia (Salmo 33). Irmão, a oração tem um poder transformacional, Deus ouve suas preces!
Portanto, tenhamos bom ânimo, tudo passa! Somos maiores que nossos problemas, pois temos Jesus Cristo. Ele venceu o mundo e está conosco todos os dias de nossas vidas até o fim! Esteja verdadeiramente com Ele e nada poderá te abalar! Fica em paz!
Por Rodrigo Miura